Porquê Pilates?

25 Jul 2022

Pilates é ótimo para homens e mulheres de todas as idades, tipos e habilidades físicas.
Será que deve praticar Pilates e como isso poderá ajudá-lo?

Como funciona: O Método Pilates

O Método Pilates representa uma abordagem única ao exercício, que desenvolve a consciência corporal, melhora e altera os hábitos associados ao alinhamento postural e aumenta a flexibilidade e facilidade de movimento.

Os fundamentos essenciais do método são baseados num extenso e completo entendimento da anatomia do corpo humano.

O professor de Pilates usa este conhecimento para planear um extensivo programa de exercícios, respeitando a especificidade de cada aluno, para atingir/recuperar um maior sentido de equilíbrio corporal. É esta abordagem holística que separa este método de muitas outras formas de exercício.

Na verdade, Osteopatas, Fisioterapeutas e médicos de clínica geral recomendam o Pilates como uma das formas mais seguras de exercício presentemente.

Ao melhorar o equilíbrio músculo-esquelético, Pilates contribui para o seguinte:

  • Aumenta a força e a consciência da estabilidade do “core” muscular
  • Reabilita e gere lesões na coluna vertebral e outros condicionamentos relacionados
  • Melhora a coordenação
  • Aumenta a flexibilidade e amplitude de movimento
  • Reequilibra grupos musculares sobre-solicitados
  • Liberta e alivia acumulação de tensão e stress.

Como é aplicado o Método Pilates

O método Pilates pode ser aplicado sob dois formatos diferentes: Aulas de Tapete e Aulas com Equipamentos Específicos Pilates (Aulas de Estúdio).

O trabalho de tapete, é executado nas Aulas de Tapete. Nestas aulas, os exercícios são realizados na sua maioria em posição horizontal, deitado no tapete, por vezes com a ajuda de alguns pequenos apoios pedagógicos. Estes exercícios podem ser menos indulgentes com a coluna vertebral e ancas, por o trabalho ser feito contra a gravidade e sem qualquer outro suporte que não o chão e o tapete. Aulas com equipamentos específicos de Pilates são normalmente mais adequadas para pessoas com lesões na coluna vertebral, sendo que um professor de Pilates será capaz de o aconselhar sobre este facto.

Deve ser tido em conta que as Aulas de Tapete são em geral sessões de grupo (entre 4 a 10 pessoas), o que necessariamente implica que o professor não pode planear a aula de forma individual para cada aluno, ou focar a sua atenção exclusivamente num só aluno. Estas aulas são normalmente mais acessíveis no preço do que as aulas lecionadas no estúdio com equipamentos específicos de Pilates.

Por outro lado, as Aulas de Estúdio são realizadas utilizando uma vasta variedade de equipamentos específicos para Pilates que oferecem, não só, a resistência elástica necessária para desafiar o corpo, bem como também dão apoio, onde necessário.

O professor pode modificar, quer os exercícios prescritos, quer os equipamentos usados, conforme as necessidades do aluno. À medida que o aluno progride, as classes podem ser adaptadas às suas necessidades específicas.

O custo das Aulas de Estúdio com base em aparelhos específicos para Pilates são normalmente mais dispendiosas do que as Aulas de Tapete, refletindo um maior nível de atenção personalizada fornecida pelo professor.

Quem poderá beneficiar do método Pilates

Como o método Pilates olha para as necessidades individuais de cada aluno, não existem restrições.

As Aulas de Pilates são na sua maioria frequentadas por:

  • Pessoas com uma variedade de lesões ou restrições de mobilidade nas costas cujo trabalho implica estar sentado e é bastante sedentário.
  • Pessoas com osteoporose, osteoartrite ou artrite reumatoide:
  • Pré e pós-operatório (joelho e implante da anca);
  • Pré e pós-gravidez;
  • Os atletas e desportistas que desejem melhorar a sua performance ou recuperar de uma lesão;
  • Os alunos lesionados ou que participam em desportos unilaterais, tais como golfe ou ténis;
  • Alunas na menopausa com enfraquecimento da músculos da zona pélvica:
  • Alunos saudáveis que desejem a manutenção de um corpo são, enquanto melhoram a sua postura e alinhamento.

Artigos recentes

Origens do Pilates

Origens do Pilates

Joseph Pilates nasceu na Alemanha em 1880. O corpo frágil e fraco de Joseph enquanto criança criou nele, o que seria, uma obsessão ao longo da vida por fitness e musculação. Praticando uma enorme variedade de desportos como ginástica, boxe, artes-marciais, e mergulho,...

ler mais
pt_PTPortuguês